[News] "Ser Mulher: um Percurso de Papéis", a emocionante exposição da artista plástica Carla Carvalhosa, chega ao Centro Cultural Correios RJ, a partir de 01 de maio.

 "Ser Mulher: um Percurso de Papéis", a emocionante exposição da artista plástica Carla Carvalhosa, chega ao Centro Cultural Correios RJ, a partir de 01 de maio.





Com curadoria de Marcia Costa, a mostra traz esculturas feitas com técnica única e sustentável, desenvolvida pela artista, e pinturas, para falar do papel das mulheres.



 'Ser Mulher: um Percurso de Papéis', a emocionante exposição da artista plástica Carla Carvalhosa, chega ao Centro Cultural Correios RJ, depois do sucesso de público em Niterói, com curadoria de Marcia Costa, a partir de 01 de maio, trazendo pinturas e esculturas diferenciadas, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade em geral.


A protagonista da exposição é a técnica única desenvolvida por Carla para a confecção de suas esculturas, além de seu compromisso com a sustentabilidade. A artista utiliza materiais que se tornariam resíduos, reaproveitando garrafas pet e embalagens como base para suas esculturas, que depois de ganharem forma, são cobertas por papéis ou jornais rasgados, e cola. 


Depois de prontas criam vida própria e conversam com o espectador, provocando uma reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, fazendo uma conexão simbólica entre as Deusas representantes dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar, com o intuito de mostrar a força interna da mulher que reverbera para seu exterior. Propõe contemplação e reflexão sobre sua vida desde a infância até a velhice, e incentiva uma reavaliação de valores, costumes, conhecimentos, práticas culturais, modos de vida e respeito por seus ritmos e ciclos femininos.


Além das esculturas, serão expostas pinturas e  a síntese da exposição, representada pela Árvore da Vida, com  aproximadamente 2,50 metros de altura, símbolo que aparece em diferentes mitologias. Diz-se que quem come os frutos desta árvore, que cresceu no Paraíso, ganha a imortalidade. A árvore representa a Grande Mãe e contém profundos significados simbólicos. 


'Ser Mulher: um percurso de papéis' pode ser visitada de 01 de maio a 15 de junho, nas salas I e II, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h.


Sobre Carla Carvalhosa



Carla Carvalhosa nasceu no Rio de Janeiro em 1967 e desde muito jovem descobriu sua paixão pelo desenho. Sua trajetória é marcada por várias premiações e participação em diversas exposições. Há 30 anos ministra cursos onde vem formando vários artistas e desenvolvendo trabalhos terapêuticos através da arte. Sua maior característica sem dúvida é a versatilidade,onde usufrui total liberdade em técnicas e estilos, sem com isso, perder sua identidade artística. Apropria-se de diversos materiais de maneira espontânea e autodidata expressando suas emoções e faz isso com maestria.


Em janeiro de 2020 apresentou a exposição individual com o tema LIBERDADE no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. E em setembro/2020 no Espaço Cultural Correios Niterói. Carla Carvalhosa propôs, através de suas obras, uma reflexão sobre o que é viver em uma época tão conturbada, tempos de pandemia, quando o significado de liberdade estava sendo tão questionado, sendo assim, ela também se desafia a criar em novas e múltiplas linguagens plásticas buscando a própria liberdade de criar.

 

Abaixo link da exposição virtual 'Liberdade' : http://Avacreative.com.br/liberdade


Exposições Coletivas


1993 – Caixa Econômica Federal

1994 – Condomínio Vale das Orquídeas

1994 – Condomínio Nova Barra

1995 – Banco do Brasil – Ag. Penha - RJ

1996 – Exposição Retratos CEFAP

2000 – Rio Shopping

2000 – Center Point Shopping – Exposição Permanente

2001 – Expositora no 5° Concurso CML

2002 – PAAF – 1° Vernissage “Ars Gratia Artis”

2004 – Expositora no 5° Concurso CML

2004 – Espaço Cultural Via Parque Shopping


Exposições Individuais


2009 – Center Point Shopping – RJ

2020 – Exposição na Feira Cultural Cacau Show Mega Store do Barra Shopping – RJ

2021 – Exposição Liberdade Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro

2021 – Exposição Liberdade - Espaço Cultural Correios Niterói – Rio de Janeiro

2022 – Exposição Mulher o que te sustenta? Espaço Cultural Correios Niterói – RJ

2024 - Ser Mulher: um percurso de papéis - Espaço Cultural Correios Niterói - RJ




Sobre Márcia Costa


 
Curadoria e Coordenação da exposição 'Fios da Vida'.Curso EAV – Exposições de Artes Visuais – da Ideia à Realidade – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Pós-Graduação em Psicologia Junguiana – Universidade Estácio de Sá. Especialização em Arteterapia – Clínica POMAR/SPEI.  Formação em Arteterapia - Clínica POMAR. Graduada em Filosofia

 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Curadoria - Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa no Centro Cultural

Correios do Rio de Janeiro – Janeiro/2021

Curadoria - Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa - Espaço Cultural

Correios Niterói – Outubro/2021.

Curadoria - Mostra MULHER, O que te Sustenta? em exibição de março

a julho/2022 no Espaço Cultural Correios Niterói.

Curadoria Exposição – Mostra Cultural – Shopping Center Point – Vila Valqueire

– julho/2022.

Docente no Curso Formação e Pós- Graduação em Arteterapia da Clínica Pomar. Docente da Disciplina de Oficinas Criativas da Pós-Graduação em Envelhecimento, Subjetividade e Arte. Professora de Pintura Decorativa

http://avacreative.com.br/liberdade - Link visita virtual da Exposição Liberdade, realizada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro


Em maio de 2022, A mostra, “MULHER, o que te sustenta?” sob o olhar e a delicadeza das mãos de Carla Carvalhosa e curadoria de Márcia Costa, propôs homenagear a mulher brasileira na representação de sua afetividade, de sua força, do seu poder, de sua essência, inspiradas no simbolismo das Deusas de diversas culturas, importantes representações simbólicas para a evolução da sociedade.


Texto curatorial


"SER MULHER: Um Percurso de Papéis", de Carla Carvalhosa, é uma jornada visual que explora a complexidade e a multiplicidade dos papéis desempenhados pelas mulheres ao longo de suas vidas, vivendo e ressignificando seus papéis. Ao explorar essa rica temática, a artista utiliza o reaproveitamento de materiais descartados na natureza para construir suas esculturas em papietagem, transformando embalagens e papéis rasgados e colados em obra de arte.

Ao penetrarmos neste espaço, somos convidados a mergulhar na exploração artística de Carla Carvalhosa sobre a identidade feminina. Utilizando a pintura em diversas técnicas e estilos, e através da papietagem, a artista dá vida a esculturas que transcendem as limitações do papel, capturando a essência dos variados aspectos que as mulheres assumem em suas jornadas.

A exposição é uma expressão de resistência contra as limitações históricas impostas às mulheres. Inspirada pelo questionamento de Simone de Beauvoir em "O Segundo Sexo" – "Afinal, o que é ser mulher?" – Carvalhosa desafia a noção de que a mulher é o "outro" em relação ao homem. Suas obras são um convite para redefinir as narrativas preestabelecidas, instigando as mulheres a se tornarem autoras de suas próprias histórias. (...)


(...) Ressalta, também, o papel transformador da arte na vida da artista. Desde sua incursão além da pintura convencional na exposição "Liberdade" até a reflexão profunda na mostra "Mulher: O que te sustenta?", Carla Carvalhosa demonstra como a arte pode desencadear processos de desconstrução e renovação, oferecendo uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados pelas mulheres.

"SER MULHER: Um Percurso de Papéis" é um convite à reflexão e à celebração da diversidade feminina. A artista nos lembra, através de sua arte vibrante, que as mulheres são arquitetas de suas próprias identidades, capazes de transcender papéis e inspirar transformações profundas na sociedade.

Márcia Costa


SERVIÇO


Exposição: "Ser Mulher: um Percurso de Papéis"
Artista: Carla Carvalhosa
Curadoria: Marcia Costa
Instagram: @carlacarvalhosa   @costaregmarcia
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Abertura: 01 de maio de 2024 às 15h
Visitação: 01 de maio a 15 de junho de 2024
Dias e horários: de terça a sábado, das 12h às 19h
Local:  Centro Cultural Correios RJ - 3º andar - salas I e II @correioscultural
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Evento gratuito
Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.


Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem

Comentários