Cirurgias plásticas aumentam até 30% perto do Carnaval


Com a aproximação do carnaval, consultórios de cirurgias plásticas registram um aumento de até 30% na procura por intervenções estéticas e procedimentos não invasivos como preenchimentos e Toxina Botulínica. Na cirurgia, o implante de silicone nos seios e a lipoaspiração são as mais buscadas.

No êxtase e na ansiedade de ficarem com o visual impecável, muitas pessoas cometem erros na hora de escolher o profissional responsável pelo procedimento e o local onde ele será realizado e até mesmo quanto às informações do tempo de recuperação nas cirurgias.

Segundo o cirurgião plástico, Marcelo Moreira, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e médico do Serviço de Cirurgia Plástica e microcirurgia do Instituto Nacional do Câncer (INCa), ao decidir por uma operação desse tipo, que envolve riscos como qualquer outra, todo cuidado é pouco para evitar complicações de saúde.

De acordo com Moreira, muitas vezes, o paciente se preocupa em buscar o menor preço, mas há situações em que é melhor esperar um pouco e deixar a cirurgia para outro momento, já que a segurança é tudo em qualquer procedimento cirúrgico.

“É importante certificar-se de que o cirurgião é um profissional credenciado e devidamente especializado, procurar saber se a operação será realizada dentro de um ambiente hospitalar, em centro cirúrgico com estrutura necessária para casos de emergência - o que inclui uma unidade de terapia intensiva (UTI), e se as expectativas com relação à recuperação batem com os prazos estabelecidos e preconizados pelo cirurgião”, adverte Moreira.

Ainda segundo o cirurgião, o tempo de recuperação de uma cirurgia plástica varia de acordo com o tipo de cirurgia e da pessoa operada, ou seja, tem que ser individualizado para cada paciente. “Ainda é possível se preparar para o carnaval. Se a pessoa obedecer aos cuidados necessários, não tem problema algum”, afirma. Mas atenção: cada cirurgia e procedimento exigem um determinado tempo de recuperação e uma prudência na exposição solar. “Na maioria das cirurgias é necessário um dia de internação, mas de qualquer forma existe um comprometimento com relação a alguns movimentos e intensidade de esforço físico durante alguns dias. Procedimentos faciais como preenchimento de rugas, Toxina botulínica também são possíveis neste período do ano. Já peelings profundos e lasers ablativos devem ser evitados”, explica o médico.

Uma mamoplastia, por exemplo, ou uma prótese de silicone, permite ao paciente realizar maiores movimentos por volta do décimo dia, deixando de necessitar de ajuda nas atividades básicas. “Mas isso não quer dizer que poderá cair na folia. O prazo de recuperação é em média de 21 a 30 dias para voltar à vida normal” alerta Marcelo Moreira, lembrando que numa lipoaspiração de menor porte é por volta do quinto dia que já se consegue estar num estado de independência, mas os abusos devem ser evitados visto que o corpo ainda encontra-se em recuperação. Para voltar às atividades regulares o médico deverá avaliar e liberar o paciente.

“Já os procedimentos não invasivos, como o toxina botulínica e o preenchimento, são realizados no consultório e podem ser feitos em conjunto, com um efeito obtido em poucos dias e sem a necessidade de restrições como nas intervenções cirúrgicas. Por estas razões estes procedimentos são os mais realizados próximos a datas festivas como o Carnaval”, explica o cirurgião.


Conheça os preenchimentos:

Toxina Botulínica – Pés de galinha, testa franzida e linhas de expressão na testa

A toxina botulínica atua relaxando os músculos e é indicada para tratar as rugas formadas pelas expressões faciais. “Sob anestesia local, a toxina é aplicada com micro agulhas na região que terá os músculos paralisados. A aplicação dura cerca de 10 minutos e o paciente está liberado para voltar às atividades habituais na mesma hora. O resultado é percebido após as primeiras 48 horas e pode perdurar por até oito meses” explica o especialista.

Preenchimentos –Para amenizar olhares profundos e olheiras, rugas perilabiais, Bochecha murcha e bigode chinês.

O preenchimento facial é o procedimento mais indicado para os males descritos acima. A aplicação de substâncias orgânicas ou inorgânicas, normalmente o ácido hialurônico, é feita após um creme anestésico aplicado por 30 minutos. É importante lembrar que todos estes procedimentos estéticos devem ser feitos por Membros especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “São procedimentos rápidos e invasivos, mas requerem pontualidade na aplicação e não é permitido por lei aplicá-los sem segurança máxima por quem domina as técnicas” esclarece o cirurgião plástico alertando “Veja bem onde estará executando seu procedimento e quem é este profissional. Se ele não pertencer a uma entidade como a SBCP não se exponha. Riscos existem em qualquer situação e procedimento” finaliza Marcelo Moreira.


Serviço:

Clínica de Cirurgia Plástica Marcelo Moreira

Endereço:
Rua Barão de Lucena 48 / Sala 05 – Botafogo

Telefones: (21) 3208-2186 / (21) 99348-5978

www.marcelomoreira.med.br


Comentários