Xamã Peruano e Coach espiritual promove Ciclo de Oficinas no Rio



O Xamã peruano e Coach espiritual, diretor da Biotrans Dinâmico, na Espanha, José Carlos Reyes, acaba de chegar ao Brasil e estará nos dias 25 e 31 de janeiro promovendo através do Núcleo de Desenvolvimento Humano Regina Nohra, em Copacabana, um Ciclo de Oficinas que vai discutir em três encontros temas como a linguagem na comunicação verbal, não verbal e transpessoal e a psicoespiritualidade nas constelações. Um dos pontos altos destes encontros será o Despertar do animal de força, uma técnica xamânica que lida com nossas energias internas e que se revela quando precisamos de ajuda ou evolução espiritual.

Palestrante internacional, Reyes é conhecido por seus métodos baseados no xamanismo, uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos, fluxos da natureza e seu próprio mundo interior. É um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo transmitidos até os dias de hoje. Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais: Sol, Lua, os 4 Elementos (Terra, Água, Fogo, Ar), os 3 totens de poder (Animais, Plantas, Pedras), vento, chuva, todos os ciclos e manifestações da natureza.

De acordo com José Carlos Reyes, a palavra Xamã em sua tradução, significa homem ou mulher que sabe, homem ou mulher que cura. “Os antropólogos têm usado a palavra xamã para unificar todas as pessoas ancestrais que possuem essa capacidade e essa dedicação. Atualmente, a neurociência, a astrofísica de partículas, a física elementar, a física quântica menciona muito dos enunciados xamânicos e fazem um paralelo do conhecimento ancestral antigo com as novas fórmulas, modernas”. O coach explica que o xamã acredita que tudo está interligado, que cada partícula de existência, cada ser tem Ayañawi, olhos no idioma Quéchua; e que se contemplam entre todos eles, fortalecendo e harmonizando o ser como um todo e o universo como um todo.

“Com essa premissa, podemos dizer que quando realizamos rituais xamânicos, podemos entrar em um estado de conhecimento profundo da nossa consciência e aí também elaborar transformações, mudanças, mutações que nos levem a um estado mais harmônico de existência; encontrando em si o caminho da nossa própria cura, da nossa própria saúde” diz Reyes lembrando que “ao observarem os ciclos da natureza e suas manifestações, os antigos xamãs conseguiram perceber sua conexão com o todo e assim se abriram para o aprendizado daquilo que realmente somos. Eles tornaram-se capazes de elevar a consciência e se relacionar com outras realidades e dimensões, assim como manter a plena e perfeita harmonia com a natureza, possibilitando a total integração de seus corpos físico, mental, emocional e espiritual”.

Encontrando um Animal de Poder

Uma das ferramentas mais poderosas para o crescimento pessoal no xamanismo é o trabalho com os espíritos animais. Para os mais experientes neste caminho, os animais podem aparecer freqüentemente, principalmente quando necessitam do auxílio deles. Mas encontrar um Animal de Poder às vezes pode ser uma tarefa difícil. “O Animal de Poder pode ser compreendido como se fosse um arquétipo, um símbolo de energias que existem e que podemos encontrar e manifestar dentro de nós, uma reunião de forças interiores que trazem ensinamentos para nossa evolução em todos os níveis”, explica Reyes.

Abaixo, ele responde alguma perguntas sobre o assunto, antecipando como será este encontro nas oficinas:

1 – Cada ser humano possui um animal de força? De onde vem esta teoria?
Cada ser humano tem um animal de poder. Em si, o ser humano já é um animal de poder e à medida que encontra ou se relaciona ou se identifica com outro animal, toma em si a força, as atitudes e as habilidades desse animal e o integra à sua forma. É um arquétipo muito forte que nos conduz a realizar o que queremos realizar de acordo com as capacidades desse animal de poder, ou animal de força, que integramos. Em si, nós somos metamorfose, somos seres que modificamos nossa estrutura ao modificar nosso pensamento.


2 – Pode nos explicar como funciona?

Funciona por intermédio de transe xamânico. Quando nós realmente acreditamos em um elemento ou ser superior e nos unificamos à ele, também podemos acreditar que no futuro podemos conseguir nossas metas elaboradas e para chegar até elas podemos usar diferentes manifestações do nosso ser, que se identificam com esse ser superior.


3 – Qual a importância de descobrir seu animal de força?

É descobrir nossas capacidades e qualidades, descobrir em si o caminho mais acessível à conquista das nossas realizações. Se nós descobrirmos nossas habilidades, também poderemos criar novas possibilidades, porque tudo em si está em movimento, tudo está crescimento e em evolução.


4 – Qual a melhor forma de se conectar com o animal de força?

A principal coisa que você deve saber, antes de realizar este ritual xamânico, é que o seu animal é como um animal físico da natureza, ou seja, ele tem sentimentos e emoções aguçadas.

Quando você está com medo ou muito ansioso, raramente ele irá aparecer, pois você pode se descontrolar e animais gostam e preferem a calma, a mansidão.

Em segundo passo, se este for o seu primeiro contato com o seu animal de poder, procure estar com outra pessoa, uma pessoa que já tenha feito parte de um ritual ou com maiores conhecimentos xamânicos, caso você precise de um guia durante o processo.

Existem vários rituais e quem for às oficinas conhecerá. Neste ritual, você pode conversar com ele, ou apenas conhecê-lo mentalmente. Mostre confiança e demonstre o seu afeto, não o recebendo de má maneira.

Durante a semana, se ele também aprovou o seu comportamento, você o verá em alguns meios ou lugares. Talvez em sonhos, em revistas, na televisão. Aguarde.


5 – Quais os benefícios de aplicar os conhecimentos do Xamanismo no nosso dia-a-dia?

A palavra Xamã vem dos curadores e sanadores da Sibéria. Ela, em sua tradução,como já disse acima, significa homem ou mulher que cura.

Com essa premissa, podemos dizer que quando realizamos rituais xamânicos, podemos entrar em um estado de conhecimento profundo da nossa consciência e aí também elaborar transformações, mudanças, mutações que nos levem a um estado mais harmônico de existência; encontrando em si o caminho da nossa própria cura, da nossa própria saúde.


6-Pode citar alguns animais e suas características?

Cada Animal tem uma simbologia própria, além de qualidades, mensagens e ensinamentos específicos. Reforço que no conceito do Xamanismo todos os Animais têm igual importância, então não existem totens mais importantes que os outros. Abaixo, a mestra cita alguns exemplos de animais e seus significados.

Águia – traz ensinamentos sobre iluminação, visão interior e global, elevação do espírito, força, independência e mobilidade.

Borboleta – simboliza a autotransformação. Ensina a cura através da transmutação e renascimento. Traz a sabedoria da clareza mental, novas etapas, liberdade.

Aranha – simboliza a teia da vida. Ensina sobre criatividade, manifestação da magia, sabedoria de tecer os próprios sonhos.

Cachorro – simboliza a lealdade. Ensina sobre a habilidade para amar incondicionalmente, ser leal e estar a serviço.

Baleia – simboliza os registros profundos da Mãe Terra e o som. Traz os ensinamentos sobre a utilização dos sons e ritmos, além de ensinar sobre a voz interior e o equilíbrio emocional.

Beija-flor – simboliza alegria e pureza. Ensina sobre a cura, amor, clareza, graça, sorte, suavidade.

Castor – simboliza a construção. Ensina a trabalhar em cooperação para construir, criar com alegria e satisfação. Também fala de trabalho organizado e direcionado.

Lobo – simboliza a partilha. Ensina a dividir e partilhar o conhecimento, utilizar a força grupal da família, atuar em unidade.



SERVIÇOS:

CICLO DE OFICINAS - Palestrante José Carlos Reyes

Programação:

25.01- Sábado:


9h às 13h - A linguagem na comunicação verbal e não verbal e transpessoal

15h às 19h - Psicoespiritualidade nas constelações

31.01- Sexta-feira:

19h às 22h- Venha despertar seu animal de força e colocá-lo em movimento e harmonia com você

Investimento: As três oficinas custam R$ 300,00 (trezentos reais), podendo ser parceladas.É possível também fazer cada oficina a R$180,00 (cento e oitenta reais).

Informações e inscrições: (21) 2256-3410

Rua Miguel Lemos 41 – Sala 506



Comentários