Noite em Tributo aos 50 anos de carreira de Nelson Xavier reúne atores, música e leitura de textos


O Alegretti Music Bar, em Copacabana, Rio de Janeiro, recebeu, dia 05 de dezembro, uma gama de atores reunidos em torno do início das comemorações dos 50 anos de carreira do ator Nelson Xavier, falecido há dois anos. Uma noite linda e inesquecível promovida pela cantora, atriz e bailarina Via Negromonte, viúva de Nelson Xavier, emocionou a todos os presentes.

Gestora do legado artístico de Nelson, Via esteve à frente de um evento que reuniu diversos atores como Tânia Alves, Othon Bastos, Renato Prieto, Pedro Cabizuca (filho de Nelson Xavier), o cineasta e escritor Ivan Jaf, Thiago di Nazaré, Karen Acioly, entre outros.

Os atores subiram ao palco e leram trechos da autobiografia de Nelson Xavier, que será lançada em 2019 e prestaram suas homenagens. Othon Bastos emocionou a platéia citando versos sobre a imortalidade da obra de Nelson Xavier, um homem erudito, culto e muito além de seu tempo.

Uma mostra fotográfica reuniu mais de 100 fotos sobre a trajetória do ator em dezenas de trabalhos no teatro, TV e cinema desde seu início nos palcos e Via Negromonte interpretou canções como Summertime, Stand By Me, What a Wonderful World, entre outras que o ator gostava.

Na ocasião foi anunciado o projeto completo para as outras comemorações no decorrer de 2019: Via Negromonte já recebeu um convite para montar o Museu Memorial Nelson Xavier, com mais de 2 mil livros, acervos, troféus etc., além de lançar a biografia ‘ Prosa ‘, escrita por Nelson. Um longa em forma de documentário, também será lançado e começará a ser rodado em parceria com o escritor e diretor Ivan Jaf, o cineasta Érico Rassi e a Bravo Filmes.

O Tributo pretende percorrer, a partir de 2019, diversas Secretarias de Cultura pelo Estado do Rio de Janeiro. Estão também na pauta diversos teatros e instituições diversas, como o Retiro dos Artistas.

De acordo com Via Negromonte, qualquer homenagem, da mais simbólica as mais elaboradas ou gloriosas, diriam muito pouco sobre Nelson. “O legado que ele deixa para nós foi e para sempre será o de uma pessoa de gabarito, elegante, discreto, um erudito por natureza e apaixonado pelo mundo e pelas causas sociais, pela justiça. Eu honro e acolho este momento com essa homenagem. Em nome de todos os brasileiros, muito obrigada por você ter existido!”



Comentários