Cirurgia plástica no verão exige cuidados


É comum durante o verão acontecer uma mudança no dia a dia profissional das pessoas, visto que é o período de férias e feriados festivos, e com isso há mais oportunidades de expor o corpo ao sol, tornando a estação uma temporada bastante visada para realizar um sonho e melhorar a autoestima. 

Antigamente, a cirurgia plástica costumava ser somente realizada nos períodos frios do ano, como o inverno, mas recentemente o verão se tornou conveniente para quem busca unir as necessidades do cotidiano profissional, pessoal e familiar e alcançar a realização de um projeto pessoal como a cirurgia plástica. 

De acordo com o cirurgião plástico Cláudio Lemos, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para a realização desse projeto e o sucesso do resultado final é importante se atentar à escolha de bons profissionais, o hospital aonde será feita a cirurgia e, principalmente, os cuidados pós-operatórios. 

“É recomendado evitar a exposição solar até que todos os hematomas sejam reabsorvidos, evitando assim pigmentações indesejáveis por hemossiderina. Também é de suma importância o uso de filtro solar com FPS 60 em caso de exposição de regiões operadas tais como face, pescoço e colo, além do uso de bonés e chapéus em cirurgias da face. O uso de clareadores leves a base de vitamina C também são ótimas opções”, esclarece Cláudio Lemos. 

No caso de cirurgias maiores, principalmente as que envolvam a lipoaspiração, a desidratação é fator importante a ser prevenido. “Neste caso é importante a ingestão hídrica diária superior a 3 litros nos primeiros dias, evitando assim a hipotensão, que pode ser potencializada pelo calor excessivo do verão”, explica o cirurgião. 

Uma das dúvidas das cirurgias plásticas feitas no verão é quanto ao uso da cinta cirúrgica. Apesar do calor, o uso da cinta continua sendo extremamente importante para evitar inchaço excessivo e fibrose. “Durante o primeiro mês o uso é contínuo, sendo retirado somente para o banho e fisioterapia”, explica Lemos. Uma boa opção para melhorar o desconforto do paciente é a drenagem linfática, uma vez que reduz edemas e hematomas. 

“Cada cirurgia é diferente, assim como as necessidades de cada paciente. Por isso, outros cuidados específicos poderão ser recomendados de forma individualizada”, finaliza Cláudio Lemos. 

Serviço: 

Dr. Cláudio Lemos

Endereço: Rua Real Grandeza, 108 – sala 311 – Real Medical Center, Botafogo.

Telefone: (21) 2535-6606 



Comentários