COMO SERÁ O AMANHÃ?

 


Há poucas semanas de nos despedirmos de 2021 ainda paira sobre os brasileiros ( e cariocas) a terrível pergunta: o que podemos esperar do próximo ano? Teremos réveillon, como será o Natal do distanciamento?

O Professor Lúcio Lage, Doutorando em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ (Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pesquisador colaborador do Laboratório DELETE- Detox e uso consciente de tecnologias,  especialista em novos comportamentos humanos , responde as perguntas  pertinentes à nova flexibilização da Pandemia no Rio de Janeiro e Brasil e fala sobre o novo cenário que enfrentaremos.

1- O que esperar de 2021? Será melhor, igual ou pior?

Prof. Lúcio Lage- Ser melhor, igual ou pior depende de vários fatores, inclusive do observador. Em alguns setores que foram mais ágeis na adaptação à pandemia poderá ser melhor, mas para quem ficou somete esperando p vírus ir embora, poderá ser pior.

Para as telecomunicações, por exemplo, como operadoras, fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços poderá ser melhor com a implantação do 5G no segundo semestre no Brasil, o que não é devido à pandemia.

Com a vacinação iniciando no primeiro trimestre de 2021 a confiança aumenta e a Economia deverá crescer junto com ele.

2- Quais as estratégias de atuação no novo cenário?

Prof. Lúcio Lage- Para um novo cenário, novas estratégias. Na área de Educação os processos virtuais de ensino-aprendizagem como o Ensino a Distância (EaD) serão ampliados. Espera-se que o saudável modelo híbrido (EaDH) com parte das aulas virtuais e parte presencial, seja adotado. Os serviços bancários remotos digitais prevalecerão. O crescimento da Agricultura, cada vez mais digital, com otimizações de seus processos com drones, se consolidará. Os restaurantes híbridos ou somente virtuais serão em grande número e o Home Office deverá ser híbrido para a boa saúde mental das pessoas envolvidas.

3- Que tecnologias devem impactar suas atividades?

Prof. Lúcio Lage-  Minha atividade já é muito digital (Lives, aulas, palestras, reuniões, divulgações, etc...). O  que é preciso fazer é compensar o número excessivo de tempo digital para minimizar a dependência digital. EaDH, Home Office híbrido além do uso de canais digitais serão os mais presentes

4- Quais as mudanças de comportamento do consumidor?

Prof. Lúcio Lage-  O e-commerce foi intensificado na pandemia pela impossibilidade de ir às ruas. Como previsto no meu mais recente livro lançado em 30.6.20 ,“A vida após o novo coronavírus” , com a flexibilização as pessoas voltariam às ruas pelo prazer da experiência de comprar presencialmente e é o que está acontecendo. Com acesso às lojas físicas e pelas dificuldades desta modalidade de compras no Brasil (Internet instável e sobrecarregada, qualidade precária de vários sites, insegurança nas estradas, despreparo logístico, trânsito urbano complexo e custo Brasil) os níveis de compra do e-commerce vão reduzir mas não aos níveis de antes da pandemia. Apesar desta realidade, os interessados na cadeia do e-commerce, como a Amazon, por exemplo, continuarão a afirmar que o e-commerce chegará à “lua”.


Sobre Lúcio Lage

Engenheiro, pós-graduação em Administração Pública (EBAP/FGV), em Tecnologia Educacional (U.Católica de Petrópolis), em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (PUC - Paraná) , Mestrado em Administração (UNIEURO), Doutorando em Saúde Mental (IPUB/UFRJ), linha de pesquisa Dependência Digital. Pesquisador do Laboratório Delete - Uso Consciente de Tecnologi@s (IPUB/UFRJ) . Professor de cursos de MBA de 2000 a 2010. Orientador acadêmico. Escritor dos livros "Gestão de Mudanças na teoria e na prática" (2014), "Mudanças Organizacionais no Brasil" (2015), "Dependência Digital" (2017) e "Convivendo bem com a Dependência Digital" (2018). Co-organizador e co-autor do livro “Novos Humanos 2030: Como será a humanidade em 2030 convivendo com as tecnologias digitais?”(2019).

Último Lançamento:  A vida após o novo coronavírus: Novos Comportamentos – Ed. Barra Livros(A obra‘ A VIDA APÓS O NOVO CORONAVÍRUS: NOVOS COMPORTAMENTOS’

@professorluciolage

 

DMC21 COMUNICAÇÃO E MARKETING

Mirian Barbosa ( 21. 981097176)
Deborah Pinheiro (21. 981379583)
Tel: 21. 32584917
Instagram: @dmc21comunicacaoemarketing
E-mail: dmc21assessoria@gmail.com

 

Comentários