Vitamina D é importante aliada no combate à pandemia

Cientistas da Academia de Medicina de Turim 2 identificaram deficiência de Vitamina D entre muitos pacientes hospitalizados 3 pelo coronavírus. Médico explica sua importância no organismo.

Dados preliminares de estudos 4 realizados por cientistas da Academia de Medicina de Turim, na Itália, 5 apontam para deficiência de vitamina D entre grande parte dos pacientes 6 hospitalizados por COVID-19. Tais resultados não apontam a vitamina D como 7 uma possível cura, mas como uma ferramenta importante para reduzir os fatores 8 de risco, fortalecendo a imunidade e as chances de recuperação de pessoas 9 infectadas.

A Associação Dietética Britânica, 10 inclusive, sugeriu aos médicos que, além das medidas gerais de prevenção já 11 conhecidas, garantam níveis adequados de vitamina D na população, 12 principalmente nos familiares de pacientes já infectados pelo Coronavírus, 13 idosos, pessoas em regime de clausura e profissionais de saúde. 

De acordo com o médico ortomolecular Henrique 14 Passos, pós graduado em endocrinologia e especialista em medicina preventiva, a 15 vitamina D é fundamental para um bom sistema imunológico e para a manutenção do 16 tecido ósseo, além de controlar 270 genes, inclusive células do sistema 17 cardiovascular. “Não se expor ao sol nunca, é tão nocivo quanto a exposição 18 excessiva”, diz o médico.

Como garantir níveis adequados de vitamina D

Henrique Passos afirma que para repor 19 a vitamina D é necessário que a pessoa se exponha à luz do sol por 20 pelo menos 15 minutos por dia, ainda que seja em varandas e terraços ou próximo 21 a janelas para quem ainda está evitando sair de casa. “Outros estudos além da 22 Universidade de Turim apontam a importância da Vitamina D para nosso organismo. 23 Quem não puder se expor ao sol diariamente deve, sob supervisão médica, ingerir 24 doses da vitamina através de suplementos” diz o especialista lembrando que 25 inserir determinados alimentos ricos em vitamina D nas refeições (como ovos, 26 carnes, fígado de boi, sardinha e atum, salmão, queijo cheddar, manteiga, 27 iogurte, entre outros) também é recomendado.

Serviços:

Dr. Henrique Passos- Ortomolecular e Medicina Preventiva

EndereçoAv. das Américas, 8585 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Marcação de consultas pelo WhatsApp: (21) 97560-2886

www.drhenriquepassos.com.br / @drhenriquepassos



Comentários