Quarentena: psicóloga dá dicas para o período de isolamento social e como lidar com a ansiedade


O mundo está passando por um momento muito delicado e precisamos ter calma. A recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde é para não sair de casa, então, é o momento de tentar encarar essa situação da melhor forma possível e pensar em todas as vezes que queria trabalhar de casa ou simplesmente não sair, e aproveitar para curtir o seu lar.

A psicóloga carioca Regina Nohra, Presidente do Instituto Milton H. Erickson de Hipnose dicas abaixo de como lidar com essa situação e evitar que sentimentos como ansiedade e angústia tomem conta durante a quarentena. Veja abaixo:

· Fake news estão por toda a parte nas mídias sociais, preocupe-se em absorver as informações as quais você sabe a procedência e a veracidade da notícia.


· Aproveite esse período para descansar, focar na sua alimentação, que deve ser a mais saudável possível; no seu sono; na ingestão de água e no autocuidado – tais pontos podem aumentar, inclusive sua imunidade.



· Se você gosta de atividade física, tente se exercitar de forma responsável em casa também. Praticar técnicas de relaxamento e alongamento aliviam as tensões. A internet tem plataformas de vídeos gratuitos que podem auxiliar na escolha do melhor exercício físico possível.



· Coloque em dia alguns desejos que você deixaria de lado por falta de tempo, como: ler um livro que estava com vontade, atualizar-se na sua série predileta, fazer cursos online, seja de idioma ou de aprimoramento profissional. Aproveite também para fazer coisas não tão legais, mas que tomam tempo, como coisas que não usamos mais para doar, por exemplo. Ou arrumar aquele espaço que está bagunçado e esquecido devido a rotina corrida.


· Se você mora com outras pessoas, use esse tempo para dar mais atenção a elas, conversem mais e tentem tirar proveito desse tempo juntos. Aproveite para fazer chamadas de vídeo com familiares e amigos para falar de assuntos aleatórios, é uma maneira de manter a proximidade.


· Aprenda a cozinhar um prato novo ou faça aquela receita que tanto gosta, enquanto ouve sua playlist de música.


· Caso tenha filhos ou pet, aproveite para dar atenção, brincar, dar e receber carinho.


· Medite. Hoje em dia existem inúmeros aplicativos e vídeos que podem auxiliar e estimular esta prática tão importante para acalmar nossos pensamentos e nos proporcionar serenidade – característica que precisamos fortalecer agora.


· No trabalho home office, aproveite esse momento para planejar, pensar em coisas novas, continue produzindo e pensando em soluções no trabalho para poder impactar o menos possível o seu dia a dia. Além disso, se possível, crie um cantinho na sua casa destinado ao home office.


· Mantenha a sua rotina de antes como tomar banho antes de começar o dia, vestir uma roupa confortável, tomar o café da manhã, entre outros hábitos rotineiros.


“Por fim, caso sentimentos como ansiedade, angústia, medo e outros se apresentem, precisamos ter em mente que o momento que vivemos é algo inédito para nós, então, vamos ter que aprender a lidar com todas as situações da pandemia. Tudo que é novo gera medo, mas podemos acolher nossas angústias e usá-las de maneira positiva, por exemplo: nos cuidando devidamente, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS e aproveitar da melhor maneira esse momento em casa.”, finaliza a Regina Nohra que está atendendo gratuitamente nestes tempos de isolamento pela Clinica Social Semear, através do telefone (21) 999849989. Basta ligar e se cadastrar. Instagram: @nucleoreginanohra

 Regina Nohra,Psicóloga, Hipnoterapeuta e Pedagoga (CRP 05/22916 – Reg. MEC nº 54.858)


Fundadora e Diretora-Presidente do Instituto Milton H. Erickson de Petrópolis, Filiado a The Milton H Erickson Foundation - Phoenix - AZ; é psicóloga clínica e pedagoga, hipnoterapeuta com formação pela Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro - SOHIMERJ e Associação Brasileira de Hipnodontia - ABH (Departamento da Associação Brasileira de Odontologia – ABO), pós-graduada em Psicoterapia Breve Integrada pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Mestra em Técnicas Ericksonianas no Centro Ericksoniano do México - CEM, participou de Grupos de Crescimento – Universidade Autônoma do México – Hospital General e no Centro Ericksoniano, tornando-se apta a desenvolver o Grupo de Crescimento. A autora do livro "Emoções quantificadas" realiza Grupos de Crescimento em diversas localidades do Rio de Janeiro e outros Estados do Brasil. Fundadora e Diretora do Núcleo Ericksoniano de Psicologia, Estudo e Pesquisa, voltado ao atendimento individual, para grupo, casal, família e empresa. Realiza palestras e workshops no Brasil e no exterior.

Comentários