Medicina do Estilo de Vida: Entenda esta nova especialidade que tem mudado a saúde de milhões de pessoas


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 90% da população do planeta sofre com episódios de estresse. No Brasil, até 70% da população pode ser atingida por esse mal. O cotidiano do século XXI é uma realidade atribulada. Com o dia corrido e cheio de tarefas, fica difícil manter a calma e não se estressar. Junte isso a crise econômica, o mercado de trabalho saturado, o trânsito caótico, a má alimentação e a falta de exercícios que formam algumas das variáveis que tiram o sono e preocupam milhares de Brasileiros.

Cada dia fica difícil cuidar da saúde e, para quem mora nos centros urbanos, a realidade é ainda pior por conta da poluição, que tem piorado as doenças respiratórias e cardíacas, além de comprometer nosso estado de saúde geral.

A longo prazo, todas essas variáveis vão desenvolver diversas patologias nas pessoas. Nesse contexto, podemos perceber que o modo como interagimos com o mundo está interligado com o surgimento de muitas doenças.É preciso entender que elas não têm uma causa simples, que deve ser tratada apenas com medicamentos. Para tratá-las de modo eficaz, sem recaídas ou pioras, é preciso ir mais profundamente.

A fim de resolver esse problema, surge a Medicina do Estilo de Vida. Em vez de propor um estilo fragmentado no cuidado da saúde, com diversas consultas e especialistas diferentes, essa especialidade promete unificar o cuidado. Assim, é possível prevenir e tratar doenças mudando o estilo de vida e os hábitos saudáveis.

O médico Hugo Neves, que trabalha com Medicina do Estilo de Vida e é Membro do American College of Lifestyle Medicine (ACLM), que atende no Rio de Janeiro, explica abaixo em entrevista um pouco desta especialidade que vem mudando para melhor a qualidade de Vida e a saúde de milhares de pessoas.

1-Como nasceu a medicina do Estilo de Vida?
Hugo Neves- Desde o início da Medicina já entendemos o impacto dos nossos hábitos diários tanto como causa de um problema ou como para a solução do mesmo. Mas foi somente em 2015 que o Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida junto com os demais Colégios no mundo, inclusive o brasileiro, fundaram a Aliança Global da Medicina do Estilo de Vida. Desde então, passando a ser reconhecida com uma Especialidade Médica.


2-Ela propõe uma mudança de hábitos de vida para evitar doenças? 
Hugo Neves- Sim. Entendemos que 90% dos problemas de saúde existentes são causadas por nossas escolhas diárias, logo, é corrigindo esses hábitos que conseguiremos realmente proporcionar saúde.

3-A quem ela se destina e desde que idade?
Hugo Neves- Para todos, com problemas já existentes ou não. Seja para o emagrecimento, para diminuir a dependência dos remédios ou para quem deseja uma vida realmente mais saudável, a solução não esta em uma pílula mágica, a solução está nas suas escolhas diárias.

4-A medicina do estilo de Vida é baseada em estudos sobre a longevidade?
Hugo Neves- Sim. É uma especialidade médica e todas as orientações são baseadas em evidências científicas.

5- É verdade que modalidade cresceu após a percepção de que o modelo atual do sistema de saúde não conseguia absorver as demandas de pacientes cada vez mais adoentados e logo, notou-se que evitar o adoecimento da população é mais eficiente que a intervenção médica após a existência de um problema?
Hugo Neves- Estamos vendo na prática que o modelo convencional não esta conseguindo resolver. Nossa população vem ficando cada vez mais doente e dependente de remédios. E quando conseguimos intervir nos hábitos diários do nosso paciente (nutrição, atividade física, relações, qualidade do sono, gerenciamento mental e tóxicos) a história muda, os problemas diminuem e a número de remédios também.

6-O que o senhor tem a dizer sobre esta afirmativa sobre a Medicina do Estilo de Vida: O papel do médico é avaliar e realizar o diagnóstico. Quem escolhe as melhores mudanças para o próprio corpo é o paciente após aprender sobre bem-estar e saúde.
Hugo Neves-
 Apesar de incluir que também faz parte do nosso papel como médico mostrar como promover cada mudança, na Medicina do Estilo de Vida o paciente tem um papel essencial. É ele que vai colocar as orientações em prática ou não, é ele quem decide. Logo, aqui se aplica bem a famosa fase de Sêneca: “É parte da cura o desejo de ser curado”

7- É errado dizer que esta medicina é alternativa?
Hugo Neves- Sim. Pois a Medicina do Estilo de Vida é uma especialidade médica, é um caminho dentro da nossa Medicina convencional e baseada em evidência científica.


8- O foco desta medicina é alcançar uma vida plena?
Hugo Neves- No nosso Programa Ampla Performance avaliamos cada pessoa de forma integral nos 6 pilares da saúde (nutrição, atividade física, relações, qualidade do sono, gerenciamento mental e tóxicos) e juntos buscamos construir um estilo de vida coerente com seu momento e mais saudável, evoluindo integralmente em todos os pilares.

9-O paciente tem que querer a mudança?
Hugo Neves- 
Não é só abrir uma gaveta pega um comprimido e tomar. Questionamos hábitos antigos, combatemos vícios e despertamos seus potenciais. O estilo de vida é algo muito individual, é essencial o paciente ser ativo em todo seu processo de transformação e construção.

10- Como começam estas mudanças?
Hugo Neves-
 Já durante a primeira consulta, só de questionarmos e avaliarmos os 6 pilares da saúde, despertamos as primeiras mudanças. Conforme for a intensidade da força de vontade em alcançar um estilo de vida mais saudável, mais rápido observamos os impactos positivos na saúde integral.

11-A literatura diz que a Medicina do Estilo de Vida possui 6 pilares. Quais são? Poderia comentar cada um deles? 
Hugo Neves- Nutrição: buscamos uma alimentação menos inflamatória, mais comida de verdade e com consciência alimentar, isto é, você domina o que comer e não o contrário.

Atividade Física: importância de criar uma rotina de atividade física e potencializar todos os seus benefícios

Relacionamentos: construir relações saudáveis no nosso dia a dia, seja no casamento, na família, no trabalho e nas amizades.

Sono:potencializar a qualidade do nosso sono, tornando mais restaurador e energizante.

Mental: por considerar o principal pilar, em nosso Programa Ampla Performance, utilizamos aparelhos especializados como o BioFeedback para avaliarmos a variabilidade cardíaca e consequentemente o potencial de gerenciamento das emoções como o objetivo de promover um autoconhecimento e e melhor resposta as ansiedade e estresses diários.

Redução dos tóxicos: Buscar diminuir ou excluir o cigarro, a ingestão de bebidas alcoólica e o uso de remédios.



Serviços:

Clínica Dr. Hugo Neves- Medicina do Estilo de Vida
Av. das Américas 500 Bl16- Sala 305 (Shopping Downtown)- Barra da Tijuca- Rio de Janeiro.
Telefones: (21) 2496-6462 / (21) 99515-0202

Comentários